Conferência “A utilidade do (in)útil”


     No dia 3 de maio, pelas 10h30, teve lugar no auditório da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado a conferência “A utilidade do inútil”, proferida pela professora Vera Vicente, professora de Filosofia do Ensino Secundário. 


     Da numerosa assistência presente, faziam parte algumas turmas do 11º ano de Artes e de Ciências e Tecnologias e uma turma de 12º ano de Artes do Espetáculo, para além, naturalmente, de alguns professores.


     Com a mestria, sapiência e sagacidade que se lhe reconhece, a professora Vera Vicente começou por clarificar os conceitos de utilidade e inutilidade e a ambiguidade que os caracteriza, para depois centrar a sua intervenção sobre a utilidade das artes habitualmente consideradas inúteis por não estarem ligadas a uma aplicação prática ou à ideia de lucro, como é o caso da pintura, da literatura ou da filosofia.



     A conclusão final foi, naturalmente, que aquilo que é frequentemente considerado como inútil é, na verdade, essencial, logo, útil, à ciência e à tecnologia, ao progresso e bem-estar, enfim, à felicidade humana.