E@D - @ntes de f@zer, pens@r diferente

1. Competências digitais dos professores

O ensino online exige mais do que uma compreensão ligeira da tecnologia envolvida. De facto, um pequeno obstáculo que facilmente se resolve em contexto de sala de aula pode tornar-se um grande problema, quando temos 20 ou 30 alunos do outro lado do ecrã.

2. Participação do professor

Apesar de o domínio dos conteúdos ser um fator importante para o sucesso do ensino à distância, o envolvimento do professor é fundamental. Uma aula online exige mais trabalho e atenção do que uma aula presencial, sobretudo se utilizarmos recursos como fóruns assíncronos ou grupos de mensagens instantâneas, que são recomendadas, mas que exigem mais tempo.

3. Competências digitais dos alunos
Ouvimos e utilizamos com facilidade e frequência a expressão "nativos digitais" para caracterizar os nossos alunos. No entanto, ainda que dominem o Facebook,  o Instagram e o TikTok, muitas vezes não conseguem realizar tarefas tão simples como anexar um ficheiro a um e-mail, imprimir parte de um documento, formatar um texto ou guardar um ficheiro com um nome diferente.

4. As desigualdades digitais

Nem todas as famílias têm computador e/ou smartphone e a ligação à Internet é, por vezes, muito lenta ou inexistente. Nalguns casos, o acesso à internet faz-se por dados móveis que nem sempre são suficientes para este tipo de ensino. É fundamental que os responsáveis tenham em conta esta realidade que pode ser fonte de desigualdades. 

5. Ferramentas digitais

Para uma aula online ideal, deverá utilizar ferramentas que permitam criar vídeos, partilhar o seu ecrã, fazer videoconferência. Os alunos também devem ter acesso a fóruns onde possam discutir tópicos.

6. Metodologias

Uma aula presencial nunca pode ser replicada online. Isto é, numa aula online não se pode ler um texto e esperar que os seus alunos se mantenham atentos. O melhor é disponibilizar o texto com antecedência para que os alunos o leiam. Aproveite o tempo online para discutir o texto, responder a questões dos alunos, ou levá-los a fazerem apresentações sobre ele. Acima de tudo, use tecnologias interativas.

7. Experiência dos alunos

Para além dos conteúdos, os alunos devem aprender a gerir as interações online. Nesse sentido, os professores devem utilizar ferramentas que possam ser facilmente apropriadas pelos alunos e que correspondam às suas expetativas. O professor não deve estar constantemente a utilizar ferramentas novas, pois num ambiente que é novo para os alunos, eles precisam de estruturas e referências claras.

8. Avaliação

Diversifique as suas metodologias de avaliação: projetos individuais ou em grupo, avaliação por pares, apresentações online, etc.